De acordo com os últimos dados do ‘Global Gender Gap Report’, do World Economic Forum, serão precisos mais 132 anos para se atingir a paridade de género, um valor que apesar de tudo revela uma melhoria de quatro anos relativamente aos dados estimados para 2021.
Portugal surge no 29.º lugar do ranking, num total de 156 países, numa lista que é liderada pela Islândia e Finlândia, e desceu sete patamares relativamente aos dados do ano anterior.
Os melhores resultados do nosso país foram obtidos nos indicadores relacionados com o acesso e à educação e à saúde, mas saiu penalizado nas questões ligadas à participação económica e política.
Numa escala de zero a um, Portugal obteve uma pontuação de 0,766, imediatamente a seguir à Holanda. A Islândia ocupa mais uma vez o primeiro lugar da lista, com uma pontuação de 0,908.
O ranking avalia a igualdade de género nos diferentes países, com base em 14 indicadores relacionados com a participação económica e o acesso ao mercado de trabalho, o sucesso escolar, o acesso à saúde, ou a ocupação de cargos políticos.
Aceda aqui à versão integral do Relatório publicado em julho de 2022.