Ana Luísa Roque, Porcel: ‘Valorizamos a proximidade com os nossos clientes’

Ana Luísa Roque, Porcel: ‘Valorizamos a proximidade com os nossos clientes’ 1548 1238 Rede Mulher Líder


Com fortes expectativas na retoma da atividade económica, e de olhos postos na reanimação do canal HoReCa voltado para o segmento de luxo, a presidente da Porcel, Ana Luísa Roque, foi convidada especial da primeira edição de 2022 da revista Tableware International, onde falou sobre desafios e perspetivas de crescimento para o setor das porcelanas de mesa, numa fase pós-pandemia.

Numa ‘roundtable’ com representantes de empresas de prestígio internacional, a empresária, que dá rosto à reconhecida marca portuguesa de porcelana de alta qualidade, partilhou o que do seu ponto de vista foi mais desafiante para o negócio que gere e a forma como a indústria se reinventou e adaptou às restrições impostas pela pandemia, arranjando formas alternativas de chegar aos clientes.

‘Enquanto fabricante, tivemos vários desafios relacionados com a pandemia’, mas relativamente ao marketing, penso ser consensual que a falta de eventos internacionais foi o mais significativo’, afirmou Ana Luísa Roque.

‘Tivemos que procurar novas maneiras de comunicar com potenciais clientes e ser criativos no contacto com os clientes já existentes’, reforçou.

A gestora deu ainda o exemplo do lançamento em 2021 de três novas coleções, onde a empresa utilizou ‘plataformas digitais combinadas com canais tradicionais’, que ‘tiveram um retorno muito interessante’, apesar do panorama internacional recessivo.

‘A maioria dos nossos clientes no retalho ainda tem por base o modelo tradicional, através de lojas físicas, mas notámos um aumento no número de contactos e clientes com lojas exclusivamente on-line’, afirma a empresária, uma tendência que foi ganhando terreno em período de pandemia e que pode deixar marcas no perfil de consumo em termos de futuro.

Mas apesar das tendências, há valores de que a empresa não abdica. ‘Valorizamos a proximidade com os nossos clientes e apostamos em relações de negócio duradouras baseadas na relação de confiança que mantemos com os nossos parceiros’. ‘Acreditamos na empatia e na humanização acima de tudo’, reforça Ana Luísa Roque.

À beira de completar 35 anos de atividade, a Porcel está hoje presente em mais de 50 mercados e é reconhecida pela elegância e requinte das suas coleções e peças emblemáticas desenvolvidas à medida para prestigiadas personalidades e instituições um pouco por todo o mundo.


Aceda aqui à peça originalmente publicada na revista Tableware International.