Com uma aposta forte na sustentabilidade, a Belcinto acaba de lançar uma nova marca associada à sua estratégia de desperdício zero.
A LeatherGoods vai privilegiar o aproveitamento de sobras de matérias-primas de outras coleções, recriando-as, reabilitando-as, e valorizando-as à luz de design específico, que promete manter a proximidade com o consumidor.
Ana Vasconcelos, diretora-geral da empresa, afirma que o novo projeto tem um objetivo sério e difícil, mas exequível através da mobilização de toda a equipa de forma consciente e responsável.
A nova aposta ‘obrigou-nos a pensar o design com rigor, a inventar novas composições e combinações que mantenham o apelo aos consumidores, a arriscar e a desafiar a criatividade da equipa, mas sem concessões na sustentabilidade’, relata a empresária.
E o resultado ‘é uma linha profundamente original, com as raízes plantadas no que fizemos antes. Uma linha inusitada e carregada do nosso “saber fazer” e da nossa história. Um trabalho que nos fez sentir que estávamos a fazer o que era certo’, explica Ana Vasconcelos.
Com mais de 50 anos de atividade ligada à produção de malas e acessórios em pele de qualidade, a Belcinto (Vasconcelos & C.ª, Lda.) tem investido de forma consistente na produção ambientalmente responsável, com a utilização de peles com curtimenta vegetal, e a eliminação de colas com solventes, utilizando atualmente apenas colas de base aquosa. Um ponto forte, que tem contribuído para garantir a presença na sua carteira de clientes de muitas marcas internacionais de luxo.