Margarida Mesquita, diretora de Sustentabilidade da Bluepharma, fechou o primeiro ciclo de conversas do podcast ‘Ser Sustentável’, com a partilha do que tem sido o percurso da empresa nesta área.
Desde a sua fundação, em 2001, a farmacêutica sempre esteve comprometida com objetivos de sustentabilidade ligados às várias áreas de negócio, apesar de só mais recentemente ter formalizado na estrutura interna o seu modelo de gestão sustentável, através da criação de uma direção própria.
Hoje a sustentabilidade é trabalhada transversalmente, com orçamentos partilhados entre as várias direções, num verdadeiro trabalho de equipa, centrado na melhoria de indicadores e de desempenhos associados aos três pilares do referencial ESG (vertente ambiental, social e de governação), e tem já assegurado o seu espaço de comunicação na prestação de contas anual da empresa.
O grupo Bluepharma teve a sua origem na aquisição da antiga unidade industrial de Coimbra da multinacional alemã Bayer, e é hoje constituído por 20 empresas que empregam mais de 750 trabalhadores, e representam um volume de faturação que ascende aos 70 milhões de euros.
Fique aqui a conhecer a história do Grupo Bluepharma, contada pela sua diretora de Sustentabilidade, Margarida Mesquita.
O ciclo de podcasts ‘Ser Sustentável’ é um projeto do IAPMEI, cofinanciado pelo POAT 2020, no âmbito do FEDER, criado para promover o debate do tema da sustentabilidade nas empresas. Assente numa parceria com o Diário de Notícias e Jornal de Notícias, o projeto conta também com a colaboração da Rede Mulher Líder.