Bluepharma lança nova unidade industrial em Portugal

Bluepharma lança nova unidade industrial em Portugal 700 466 Rede Mulher Líder

A Bluepharma acaba de inaugurar, a 1 de março, data do seu 22.º aniversário, uma nova unidade industrial em Eiras, Coimbra, numa cerimónia que contou com as presenças do Ministro da Economia e do Mar, António Costa e Silva, e do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, para além de outras individualidades e principais stakeholders nacionais e internacionais.

O investimento, que ascende a 30 milhões de euros, é dedicado à produção de medicamentos orais de aplicação oncológica, e envolve a criação de mais de 100 novos postos de trabalho, a maioria dos quais altamente qualificados.

Para a administração da empresa, o momento representa “a concretização de um projeto muito especial: criar em Portugal e em Coimbra a única unidade industrial do país dedicada à produção de medicamentos orais na área da oncologia e uma das maiores da Europa”.

A nova unidade industrial, dotada da mais recente tecnologia, tem uma capacidade de produção anual de 300 milhões de unidades, 90% das quais tem como destino a exportação.

O investimento em capacidade produtiva especializada traduz a estratégia de diferenciação da Bluepharma e materializa o projeto ONConcept®, que juntou a farmacêutica numa parceria com outras duas empresas alemãs de referência no setor, a Helm e a Welding, com as quais a empresa desenvolve, há mais de 10 anos, um portfólio de medicamentos de alta potência.

A empresa encontra-se também a trabalhar na área dos injetáveis complexos, tendo já um projeto aprovado no âmbito das Agendas Mobilizadoras do Plano de Recuperação e Resiliência.

A Bluepharma fornece mais de 100 empresas multinacionais e exportou em 2022 cerca de 90% da sua produção para mais de 40 países, valores que colocam a empresa no grupo das 1000 maiores exportadoras nacionais.

Recorda-se que o grupo Bluepharma nasceu em 2001, a partir da aquisição da antiga unidade industrial de Coimbra da multinacional alemã Bayer, e é hoje constituído por 20 empresas que empregam mais de 750 trabalhadores, e representam um volume de faturação que ascende aos 70 milhões de euros.


Consulte aqui o artigo publicado pelo Expresso sobre este investimento da Bluepharma.