Vir a participar no negócio da família sempre foi um percurso natural para Diana Aquino, que cresceu a descobrir os mistérios da indústria do conforto, como gosta de apelidar a atividade do Grupo Aquinos.
Com uma forte atividade exportadora, o Grupo é hoje uma referência internacional na produção de sofás e colchões, e tem como principais clientes as grandes cadeias de retalho a nível mundial. Emprega cerca de 4 mil pessoas, das quais mais de 3 mil em Portugal, e assume-se como o maior empregador privado na Região Centro. Apesar do espaço internacional conquistado, com unidades instaladas na Polónia e em França, continua a manter a sua sede em Tábua, onde tudo começou.
Em conversa com André Ferreira no podcast Pontos por Soldar, Diana Aquino, administradora da Aquinos, fala do seu percurso profissional, da sua entrada para o Grupo, e dos desafios que mais a marcaram em termos de gestão e expansão da atividade.
A aposta na inovação e numa estratégia de integração vertical da produção, concentrando toda a cadeia de valor no seio do Grupo foram experiências que considera ganhadoras e que permitiram o controlo das matérias-primas, e a obtenção de vantagens competitivas claras, traduzidas em ganhos de flexibilidade, controlo de qualidade, otimização de tempos, processos, e redução de custos. Tudo para assegurar uma resposta de qualidade ao cliente.
Aceda aqui à entrevista: