Estudo da Mastercard revela que Portugal é o 6.º país no mundo com mais mulheres empresárias

Estudo da Mastercard revela que Portugal é o 6.º país no mundo com mais mulheres empresárias 1440 1024 Rede Mulher Líder

Os resultados da quinta edição do índice Mastercard de Mulheres Empreeendedoras (MIWE) colocam Portugal na sexta posição em termos de países com mais mulheres empresárias, à frente de Espanha, Itália ou Irlanda, mas revelam que em termos de ranking global de empreendedorismo há ainda um caminho a percorrer, face à média das 65 economias analisadas.

Apesar das mulheres representarem cerca de metade da população mundial e 39% do emprego global, apenas um quinto das empresas exportadoras são lideradas por mulheres e 80% das empresas detidas por mulheres apresentam dificuldades no acesso a financiamento.

O estudo, que analisa a igualdade de género no mundo empresarial, refere também o facto de as mulheres continuarem a estar significativamente sub-representadas em relatórios económicos e índices sobre start-ups.


Portugal longe da média no acesso a apoio financeiro

Apesar de Portugal ‘registar um bom resultado num conjunto de indicadores como o modelo de governação ou a participação das mulheres em trabalhos especializados ou técnicos, existem ainda algumas áreas em que pode progredir face à média global das economias avançadas’, relata a Mastercard. Indicadores relacionados com o acesso a produtos financeiros, competitividade, e ambiente empresarial, remetem Portugal para a 22.ª posição do ranking global, atrás da Polónia (21.ª), Espanha (15.ª), Bélgica (14.ª), Irlanda(12.ª), França (11.ª), e à frente de países como a República Checa (39.º) e Itália (43.º).

Duas das áreas em que Portugal está significativamente abaixo da média global é no acesso das mulheres empresárias a produtos financeiros (31.º) – muito distante de economias como o Reino Unido (9.º), a Alemanha (11.º), a França (13.º) ou a Dinamarca (15.º), mas também no apoio às PME, ao ocupar a 32.ª posição, a 14 pontos de Espanha e a 10 da Irlanda.

Já quando se fala em percentagem de mulheres empresárias, Portugal sai destacado, com um valor de 37,4%, à frente da Irlanda (35,7%), França (34,6%) ou Alemanha (29,7%).

Em posição dianteira, surgem também indicadores relacionados com a percentagem de mulheres em trabalhos especializados e técnicos (52,5%), onde Portugal sobressai à participação de outros países, como a Dinamarca (50,3%), Alemanha (52%), Irlanda (51,4%) ou Espanha (49,7%).


Pode consultar mais resultados do MIWE 2022 – Mastercard Index of Women Entrepreneurs  AQUI.