A CEO da Olimec, que integra também a Comissão Dinamizadora da RML, foi convidada especial no podcast de liderança e carreira do jornal Expresso ‘O CEO é o limite’.
‘Economista de formação, serralheira de coração’, como gosta de se apresentar, Juliana Oliveira esteve à conversa com a jornalista Cátia Mateus e falou do seu percurso à frente de um negócio improvável: manutenção e comercialização de equipamento para gestão de resíduos sólidos urbanos.
Foi assim que Cátia Mateus a apresentou, na edição online do jornal:
‘Nascida e criada na Maia, na oficina de metalomecânica dos avós, Juliana Oliveira desafia todas as ideias pré-concebidas sobre o lugar de uma mulher nos negócios. Diz que muito de si é “óleo, limalhas e cheiro a ferro”. Um legado que herdou dos avós e que quer honrar ao longo do caminho, provando que “o lugar de uma mulher é onde ela quiser estar”.
Licenciada em Economia e mestre em Gestão e Administração de Empresas pela Universidade Católica, Juliana Oliveira chegou a seguir uma carreira na área da consultoria, ao serviço da KPMG. Mas 2013 trocou um percurso em ascensão pela missão de salvar o legado do avô e evitar a falência da empresa da família. Falhou nessa missão, mas percebeu que o grande passo estava dado e o futuro era por sua conta e risco.
Em 2016, em conjunto com o sócio e ex-colega da KPMG, Luís Tavares, fundou a Olimec, numa área improvável para dois jovens economistas: venda, reparação e manutenção de equipamentos pesados e manutenção industrial na área do ambiente e resíduos.’
Assista aqui à gravação da conversa.
A foto é da autoria de Nuno Fox, do Expresso, e foi feita durante a gravação do podcast, a 26 de fevereiro de 2024.