Lídia Tarré, Gelpeixe: ‘Trabalhar noutras empresas antes de irmos para a nossa dá-nos confiança’

Lídia Tarré, Gelpeixe: ‘Trabalhar noutras empresas antes de irmos para a nossa dá-nos confiança’ 800 533 Rede Mulher Líder

A administradora da Gelpeixe esteve esta semana à conversa no podcast do Expresso ‘O CEO é o limite’, a convite da jornalista Cátia Mateus.

Lídia Tarré falou do seu percurso e do que a motivou a fazer parte da terceira geração de gestores da conhecida empresa de alimentos congelados, que nasceu de um sonho do seu avô. Começar a carreira fora de portas foi uma decisão de que não abdicou e que aconselha vivamente às novas gerações nos negócios familiares. 

Foi assim que Cátia Mateus a apresentou, na edição online do jornal:

‘Sempre foi “super apaixonada por pessoas, pelo seu desenvolvimento, pela sua transformação, por lhes dar conhecimento”. Isso fez com que no início da sua carreira chegasse a trabalhar em formação, mas foi sobretudo decisivo para que Lídia Tarré, já como administradora da Gelpeixe, concluísse, durante a pandemia, uma certificação em coaching. “Quando soprei a vela dos meus 39 anos, tive a noção que estava muito grata pela vida que tinha, mas se calhar não era só aquela vida que eu queria viver, que tinha sonhado”. Hoje, aplica o que aprendeu nos trabalhadores da Gelpeixe, apoiando-os como coach no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Formada em Gestão pelo ISEG, Lídia Tarré cresceu entre arcas frigoríficas. As férias escolares da Escola Alemã de Lisboa eram frequentemente passadas na sala de laboração da Gelpeixe, a embalar peixe a 8º graus. Era, como é hoje, uma das regras do protocolo familiar: “para merecer o respeito de quem trabalha na empresa, é preciso estar no seu lugar”. Lídia sempre soube que o seu futuro passaria pela Gelpeixe, mas nunca o imaginou sem antes trabalhar para outro empregador.

Inquieta por natureza, fez questão de começar a carreira fora da alçada da família e de ser ela a conseguir o seu primeiro emprego. Passou pela DCSI, uma joint venture entre a PT e a IBM, trabalhou num gabinete de contabilidade e passou ainda pela consultoria. Desde 2006 que integra a empresa da família, primeiro como responsável pelas exportações, depois na área financeira e a partir de 2015 como administradora.

Recusa que o seu caminho tenha apenas uma estrada, por isso, combina com a Gelpeixe outros projetos pessoais. Além de ser coach, apoiando o desenvolvimento profissional de outras líderes, Lídia Tarré é membro da Mindfly, uma entidade que promove a saúde mental de profissionais e líderes e possui ainda negócios próprios no ramo imobiliário.’


Assista aqui à gravação da conversa.

 

A foto é da autoria de José Fernandes, do Expresso, e foi feita durante a gravação do podcast, a 29 de julho de 2024.