A Universidade Católica Portuguesa, através do seu Center for Responsible Business & Leadership, acaba de eleger o projeto “Designed in Italy, assembled in Portugal” (Desenhado em Itália, montado em Portugal) da empresa OLIMEC como boa prática, no âmbito do Observatório dos ODS nas Empresas Portuguesas.
O projeto foi desenvolvido com o objetivo de reduzir as emissões de CO2 associadas à atividade da empresa e agilizar a logística dos materiais utilizados na montagem do portfólio de equipamentos pesados para recolha de resíduos urbanos que comercializa, e constitui o compromisso ecológico da Olimec com a sua rede de stakeholders.
Através do projeto, a Olimec passou a importar as superestruturas da Farid (empresa industrial italiana) em peças, para montagem personalizada em Portugal, na sede da empresa, na Maia. O transporte do produto em forma de kit permite que vários equipamentos sejam transportados de uma só vez com contributos relevantes ao nível da redução de emissões de CO2, mas também de prazos de entrega, o que não acontecia anteriormente quando o produto era importado já finalizado.
Para além de favorecer a prestação de um melhor serviço ao cliente, que pode agora acompanhar com detalhe a montagem do equipamento e ajustá-lo à medida das suas necessidades, o projeto permitiu a criação direta de novos postos de trabalho qualificados, e a dinamização do tecido económico da região, através da criação de uma rede de mais cinquenta fornecedores de componentes nacionais.
Para Juliana Oliveira, fundadora e CEO da empresa, o projeto, que nasceu em plena pandemia, foi a melhor forma de contrariar a crise e de ‘honrar compromissos com clientes, com a comunidade e com o ambiente’.