De acordo com o ‘Global Gender Gap Report’ 2024, do World Economic Forum, que monitoriza a evolução dos países face à paridade de género, a Europa contribui com a eliminação de 75% das desigualdades entre homens e mulheres, mas há ainda um longo caminho a percorrer a nível internacional para que o 5.º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da agenda das Nações Unidas seja atingido. 134 anos é o tempo estimado pelo estudo para que a paridade de género seja uma realidade a nível mundial.
Portugal subiu 15 posições em relação aos resultados de 2023, conquistando o 17.º lugar do ranking, com registo de melhorias em várias das dimensões avaliadas. A dimensão política, a participação económica, e o acesso à educação, foram as áreas que mais contribuíram para os níveis de desempenho nacional, com subidas de 12, 7, e 8 posições respetivamente.
A liderar o ranking estão países como a Islândia, Finlândia, Noruega, Nova Zelândia e Suécia, sendo o ‘top 10’ global assegurado em 70% por países europeus.
O Índice Global da Disparidade de Género 2024 envolveu a análise de indicadores em 146 países, que em termos médios contribuíram em 68,5% para a paridade entre homens e mulheres, um valor que representou um acréscimo de 0,1% relativamente ao ano anterior.
Pode aceder aqui à versão integral do Relatório ‘Global Gender Gap Index’ publicado em 2024.