Portugal é o segundo país europeu com mais mulheres inventoras

Portugal é o segundo país europeu com mais mulheres inventoras 850 550 Rede Mulher Líder

De acordo com um estudo recentemente divulgado pelo IEP – Instituto Europeu de Patentes, Portugal ocupa uma posição de destaque no registo de patentes femininas na Europa.

Com uma percentagem de 26,8% de mulheres inventoras, um valor que representa mais do dobro da média europeia, o território nacional ocupa a segunda posição no ranking dos países com maior participação feminina na atividade inventiva, apenas superado pela Letónia, onde este valor atinge os 30,6%.

Mas quando se fala de regiões europeias, o estudo elege o Alentejo como a região que apresenta a maior percentagem de mulheres com registo de atividade inovadora (34,9%).

Muito boas notícias, não fosse o facto de continuarmos a ter menos mulheres a ocupar cargos de chefia e a liderar equipas de inovação.


Cenário de desigualdade de género persiste

O estudo revela que embora a taxa global de mulheres inventoras na Europa tenha aumentado nas últimas décadas (passando de 2% no final dos anos 70 para 13,2% em 2019), continua a existir desigualdade entre os sexos. A taxa de mulheres inventoras na Europa é superior à do Japão (9,5%), mas inferior à da Coreia do Sul (28,3%), da China (26,8%), e dos EUA (15,0%).

A propósito do cenário de desigualdade na participação de homens e mulheres no registo da atividade inovadora, o presidente do IEP, António Campinos, afirmou que “este estudo demonstra que foram feitos progressos nas últimas décadas no sentido de uma maior inclusão no campo das patentes, com alguns países europeus, como Portugal, a liderar no que respeita a percentagem de mulheres inventoras. Mas também demonstra que é preciso fazer mais.”

Para António Campinos, “a promoção da mulher na ciência e na inovação continua a ser um grande desafio para a Europa”, porque acredita ser “um fator chave na sua sustentabilidade e competitividade futuras”.

O estudo revela ainda que as universidades e as organizações públicas de investigação têm uma percentagem significativamente maior de mulheres inventoras (19,4% em 2010-19 em toda a Europa, 36% em Portugal) do que as de empresas privadas (10,0% em toda a Europa, 19,4% em Portugal), ou de entre os inventores individuais (9,3% em toda a Europa, 14,6% em Portugal).

Para mais informações, consulte:

Estudo completo ‘Participação das Mulheres na atividade inventiva’