Quem o afirma é a fundadora e atual Exec Sen Management da GCC Genetics Unilabs, no contexto de uma separata especial da revista Exame de novembro, editada em parceria com a COTEC Portugal.
Para Purificação Tavares, uma maior aposta na colaboração entre grandes empresas e start-ups, ou outras empresas de menor dimensão, seria benéfica para potenciar o desenvolvimento empresarial.
‘O tecido empresarial português é pouco habilitado e a maioria das empresas, que são familiares, tendem a fazer sempre da mesma forma’, explica a gestora, que defende a necessidade de haver quem ajude as empresas mais pequenas a seguir o caminho da inovação. ‘E a inovação pode ser diária e não tem de ser muito à frente’, afirma. ‘Temos de partir do mais simples para complicar depois, senão ninguém se entende. A nossa empresa exporta testes genéticos e num país como Portugal, que não tem tradição nem sofisticação genética, conseguimos esse feito’, relata.
Na entrevista, Purificação Tavares defende também o diálogo entre gerações, como forma de melhorar resultados, e aponta caminhos para se aprofundar e cruzar conhecimento, experiência, e apetência para a inovação. ‘Sou muito a favor da interação entre gerações, porque evitamos que os mais novos cometam os mesmos erros que nós cometemos. As gerações mais novas vêm com outra perspetiva, com outra forma de estar, com a “digitalidade” que muitos não têm e é preciso saber agarrar isso. Mas defendo que também é necessária a experiência.’ E isto a par de uma maior abertura e cooperação entre universidades e empresas, como forma de contagiar a atividade de investigação aplicada.
Licenciada em medicina, com doutoramento em genética médica, Purificação Tavares fundou há 30 anos a CGC Genetics, o primeiro centro de genética clínica em Portugal, recentemente adquirido pelo Grupo Unilabs, mantendo-se ligada à empresa como Exec Sen Management.
A Unilabs é hoje um dos principais laboratórios de análise de genética médica na Europa, e dispõe de cerca de 4 mil testes para todas as áreas médicas.
Aceda AQUI à entrevista publicada no suplemento da Revista Exame de novembro 2022, produzido em parceria com a COTEC Portugal.