Purificação Tavares, Sara do Ó, e Leonor Freitas acabaram de ser selecionadas pela Forbes para integrar a lista das 55 mulheres mais poderosas nos negócios em 2024.
Com carreiras reconhecidas dentro e fora de portas, em vários setores de atividade, as três executivas da RML há muito que têm o seu percurso associado a desempenhos empresariais de sucesso e histórias inspiradoras, que confirmam o papel da liderança feminina na criação, inovação, e desenvolvimento das empresas nacionais.
Na peça da Forbes, foi assim que a jornalista Helena Peralta apresentou as gestoras:
Purificação Tavares, fundadora e gestora da CGC Genetics /Grupo Unilabs, integra a lista das executivas na categoria ‘Saúde’.
‘Licenciada em Medicina, e com um doutoramento em Genética Médica, a empresária pertence à terceira geração de uma família de médicos na área da genética no nosso país. Purificação Tavares é fundadora e CEO da CGC Genetics, empresa que pertence, desde 2017, ao universo Unilabs, uma das maiores redes de laboratórios de análises de genética médica na Europa, fundada na Suíça em 1987.
Foi pioneira quando fundou, há mais de 30 anos, o primeiro centro de genética clínica em Portugal, e que agora foi absorvido pela Unilabs. A empresária manteve-se na liderança em Portugal, como executive senior management.’
Sara do Ó, fundadora e CEO do Grupo Your e Grupo Hug, integra a lista das executivas na categoria ‘Serviços’.
‘Sara do Ó, CEO e fundadora do Grupo Your, tem construído um verdadeiro grupo empresarial no mundo dos serviços. Licenciada em Controlo e Gestão Financeira pelo ISCAL, iniciou a sua carreira na KPMG, mas optou por abrir a sua empresa quando tinha apenas 25 anos, dedicada aos serviços de contabilidade, o Grupo Your, e que integra hoje mais de 500 trabalhadores. Fundou ainda a Not Digital, a Matoaka e o Grupo Hug, este para apoio ao processo de envelhecimento.’
Leonor Freitas, acionista e CEO da Casa Ermelinda Freitas, integra a lista das executivas na categoria ‘Hotelaria, Turismo e Vinhos’.
‘Fundada há mais de 100 anos pela família de Leonor Freitas, a Casa Ermelinda Freitas tem crescido a bom ritmo pela mão da atual CEO. Situada na zona de Palmela, a empresa produz atualmente cerca de 8 milhões de garrafas de vinho ao ano, e exporta mais de 35% da sua produção. Licenciada em Serviço Social, Leonor Freitas trabalhou para o Estado, e antes de agarrar o negócio da família, esteve ligada a diversos projetos sociais.’
Conheça aqui mais sobre a seleção Forbes.