Testemunhos
O que é que faz com que mulheres com agendas impossíveis e implacáveis limitações de tempo encontrem tempo para participar numa comunidade como a RML?
Porque cada pessoa é uma pessoa, vivenciando de forma diferente (ou não) a mesma experiência, aqui ficam alguns testemunhos.
Tudo porque… ninguém melhor do que os membros da RML para falarem sobre esta rede, onde em cinco anos se construíram parcerias de negócio, espaços de confiança e laços de amizade.
Pertenço à Rede Mulher Líder desde 2017 e tem sido uma honra acompanhar o seu crescimento e afirmação junto do nosso tecido empresarial.
Poder partilhar conhecimento e negócios com as melhores gestoras nacionais é não só um privilégio, mas uma motivação diária.
Só temos que agradecer às colegas que estiveram na génese da RML, e ao IAPMEI, que tornaram este projeto possível.
Embora a minha entrada na Rede Mulher Lider do IAPMEI seja recente, já deu para sentir um conjunto de benefícios e sobretudo um grande orgulho de pertencer a um grupo organizado tão dinâmico e interessante de empresárias.
A partilha e troca de experiências e informações úteis do ponto de vista do negócio e de gestão têm sido fantásticas através de atividades grupadas com visitas, debates e workshops nas diferentes empresas da Rede, aumentando o nosso conhecimento. Tem sido muito enriquecedor e uma oportunidade de sair e ver “fora da caixa” a nossa própria realidade de outra perspetiva e nos ajudar a alargar horizontes ao conhecer realidades diferentes.
A Rede também tem proporcionado potenciar negócios entre as empresas aderentes, criando oportunidades de compras diretas e cross-selling.
Existe também o objetivo de proporcionar e ampliar projetos conjuntos e ligações a nível de internacionalização, podendo trazer vantagens e benefícios para a economia nacional. O fomento e a valorização dos negócios é um dos motes desta Rede que tem sido crescente e positivo.
A Rede Mulher Líder é uma rede de trabalho enriquecedora a todos os níveis. Cada encontro é uma grande aprendizagem, e cada evento desta Rede é de convívio, confraternização, de partilha, e sobretudo, de muito apoio a temas que, no fundo, são transversais a todas as empresas.
É para mim uma honra poder participar e fazer parte de um grupo como este, com quem aprendo tanto, todos os dias.
A minha participação na Rede Mulher Líder tem sido uma experiência muito positiva e, honestamente, indispensável.
As visitas de trabalho proporcionam uma partilha de experiências e ideias, ainda que em áreas totalmente divergentes daquelas que gerimos no nosso dia-a-dia.
Acredito que sejam um investimento imprescindível para o nosso crescimento pessoal como gestoras, assim como para a continuação do crescimento das nossas empresas.
O tempo despendido é claramente compensado pela inspiração que resulta da diversidade de ideias e do contacto.
O que pretendo com a participação na Rede:
1. enquanto empresária: alargar a minha rede de contactos; aprender pelo exemplo; conhecer fontes de inspiração; identificar (para eventualmente tentar replicar) boas práticas em uso noutras empresas; identificar afinidades/problemas comuns a gestoras de topo em empresas de dimensão semelhante à minha, e discutir medidas já testadas/validadas para a resolução desses problemas.
2. enquanto empresa: vender, em condições vantajosas (semelhantes às oferecidas a revendedores), produtos da Castelbel aos membros da Rede, para uso nas suas instalações ou presentes ‘corporate’ (a clientes/parceiros/fornecedores/colaboradores, etc); adquirir, em condições vantajosas, bens fornecidos ou serviços prestados por empresas geridas por membros da Rede; partilhar informação relativa a clientes comuns; aumentar a exposição/notoriedade da empresa por via da participação conjunta (com outros membros da Rede) em eventos promocionais e feiras profissionais.
O maior benefício de qualquer rede é alargar a nossa rede de contactos. A RML coloca em contacto gestoras de topo em empresas muito diversas, mas com problemas comuns. Ora, as situações de topo são solitárias por natureza.
Até agora, nesta Rede, quebramos isolamento, e saímos de uma atividade muito absorvente do dia-a-dia para dividir problemas, encontrar bons exemplos e novas soluções.
No futuro, quem sabe? Será que podemos influenciar serviços que nos são destinados?
Partilhar negócios? Criar novos negócios? É preciso esperar para ver.
No imediato, potencia inovação. Para empresas como a nossa, fundamental.
A Rede Mulher Líder é um ponto de encontro e de aprendizagem entre empresárias dos mais diversos setores, cujo principal objetivo é a partilha de conhecimento, experiências e contactos.
Através de visitas mensais às empresas, ou de encontros temáticos, esta Rede, coordenada pelo IAPMEI, fomenta a colaboração e a discussão de temas comuns que vão desde a gestão, ao crescimento, ao comércio, à inovação, às pessoas e à sustentabilidade, entre outros. A RML fomenta assim uma cultura onde a partilha, e não o segredo, é a alma do negócio, numa postura construtiva de crescimento, quer pessoal, quer profissional.
Fui convidada a integrar a Rede em 2017.
A possibilidade de partilhar experiências, dificuldades, problemas, com outras mulheres empresárias tem-me ajudado a desenvolver competências, aperfeiçoar o pensamento estratégico e, em muitos casos, na tomada de decisões.
O facto de sermos mulheres e de várias áreas de negócio, que partilhamos experiências diferentes e temos problemas comuns, contribui para alargarmos o nosso leque de conhecimento e melhorar o desempenho das nossas empresas.
Para mim, os encontros da Rede são também um espaço e um momento de reflexão.
A ligação da Rede Mulher Líder a redes internacionais facilitadoras de negócio é também uma vantagem que ajuda empresas a crescer.