O que é
A Rede Mulher Líder é um espaço de confiança, reflexão, partilha de conhecimento e valorização de negócios, em contexto de grupo e contactos bilaterais.
Os seus membros são executivas de empresas de elevado desempenho, muitas das quais PME Líder ou PME Excelência, em setores de bens transacionáveis.
Tem como vocação a ligação a redes internacionais de facilitação de negócios.
Benefícios para as empresárias
- “Peer learning”
- “Advisory board” ou “peer advising”
- Fomento de alianças e de negócios
- Ligação a redes internacionais
A RML é diferente de outras redes de mulheres empresárias, desde logo porque não é inclusiva, aposta em acionistas na gestão de topo de empresas com elevado desempenho:
- O ADN da Rede são as PME, porque o projeto foi desenvolvido pelo IAPMEI, e a maior parte das empresas são empresas PME Líder ou PME Excelência, mas há também grandes empresas, para favorecer o networking.
- É uma Rede orientada para empresas de bens transacionáveis. 57% do total das empresas são empresas industriais. E 58% são exportadoras e exportam, em média, cerca de 51 por centro do total do seu volume de negócios.
- 66% são empresas maduras, isto é, com mais de 20 anos. Para se poder comparar, a vida média das empresas nacionais é de 13 anos, nestas empresas é de 31 anos.
- Finalmente, quisemos saber como era a resiliência destas empresas no auge da crise pandémica. E 83 por cento da RML apresentava risco de failure mínimo ou reduzido.
Estes números constam de um estudo da Informa DB de março de 2021, onde também se quantifica:
- centena e meia de empresas;
- faturação de 1,7 mM€, dos quais 565 M€ de exportações;
- mais de 15 mil empregos diretos.
Esta é apenas uma primeira camada do universo de empresas RML. Uma parte substancial destas empresas tem estruturas empresariais complexas: 32% das empresas têm empresa-mãe e 46% têm empresas participadas, num total de 238 participadas. A maior parte das empresárias tem assento nos boards, quer das empresas-mãe quer das participadas.
Estas empresas são uma boa amostra do que é a espinha dorsal da nossa economia.
Condições de Adesão
Esta é uma Rede de acesso por convite.
Se pretende fazer-se membro, contacte-nos.
Abaixo, encontra as condições que lhe conferem acesso à RML – os requisitos da Mulher e da Empresa são cumulativos.
As novas entradas são avaliadas pela direção da Associação e a avaliação é efetuada sobre o perfil da mulher, as suas competências específicas para aportar à Rede e o perfil da sua empresa.
Requisitos da gestora
A mulher precisa de ser presidente, administradora executiva, diretora-geral ou ainda diretora intermédia a preparar a sucessão.
Procura-se mulheres gestoras com:
- Vontade de partilhar a sua experiência e de absorver experiências de outras, numa lógica de capacitação entre pares e troca de boas práticas.
- Capacidade de respeitar espaços de confiança e a confidencialidade associados às trocas de informação dentro da Rede.
- Interesse em aproveitar o networking nacional e internacional para a valorização dos seus negócios.
Requisitos da Empresa
A empresa precisa de ser de alto desempenho e:
- De bens transacionáveis, ainda que não forçosamente exportadora – indústria, T-KIBS (empresas de conhecimento intensivo com as seguintes CAE: 61 a 63, 70 a 75), construção, logística e turismo (com projetos robustos e/ou diferenciadores).
- Comercial, com atividade exportadora significativa.
- Ou ser relevante para a região onde se insere.
São fatores preferenciais:
- Empresas PME Líder e PME Excelência.
- Grandes empresas com track record de cooperação com outras classes dimensionais.
- Start-ups de crescimento rápido com três anos de track record de vendas, já com exportação e vendas no último ano acima de um milhão de euros.
Testemunhos
O que pretendo com a participação na Rede:
1. enquanto empresária: alargar a minha rede de contactos; aprender pelo exemplo; conhecer fontes de inspiração; identificar (para eventualmente tentar replicar) boas práticas em uso noutras empresas; identificar afinidades/problemas comuns a gestoras de topo em empresas de dimensão semelhante à minha, e discutir medidas já testadas/validadas para a resolução desses problemas.
2. enquanto empresa: vender, em condições vantajosas (semelhantes às oferecidas a revendedores), produtos da Castelbel aos membros da Rede, para uso nas suas instalações ou presentes ‘corporate’ (a clientes/parceiros/fornecedores/colaboradores, etc); adquirir, em condições vantajosas, bens fornecidos ou serviços prestados por empresas geridas por membros da Rede; partilhar informação relativa a clientes comuns; aumentar a exposição/notoriedade da empresa por via da participação conjunta (com outros membros da Rede) em eventos promocionais e feiras profissionais.
A Rede Mulher Líder é uma rede de trabalho enriquecedora a todos os níveis. Cada encontro é uma grande aprendizagem, e cada evento desta Rede é de convívio, confraternização, de partilha, e sobretudo, de muito apoio a temas que, no fundo, são transversais a todas as empresas.
É para mim uma honra poder participar e fazer parte de um grupo como este, com quem aprendo tanto, todos os dias.
A Rede Mulher Líder é um ponto de encontro e de aprendizagem entre empresárias dos mais diversos setores, cujo principal objetivo é a partilha de conhecimento, experiências e contactos.
Através de visitas mensais às empresas, ou de encontros temáticos, esta Rede, coordenada pelo IAPMEI, fomenta a colaboração e a discussão de temas comuns que vão desde a gestão, ao crescimento, ao comércio, à inovação, às pessoas e à sustentabilidade, entre outros. A RML fomenta assim uma cultura onde a partilha, e não o segredo, é a alma do negócio, numa postura construtiva de crescimento, quer pessoal, quer profissional.
O maior benefício de qualquer rede é alargar a nossa rede de contactos. A RML coloca em contacto gestoras de topo em empresas muito diversas, mas com problemas comuns. Ora, as situações de topo são solitárias por natureza.
Até agora, nesta Rede, quebramos isolamento, e saímos de uma atividade muito absorvente do dia-a-dia para dividir problemas, encontrar bons exemplos e novas soluções.
No futuro, quem sabe? Será que podemos influenciar serviços que nos são destinados?
Partilhar negócios? Criar novos negócios? É preciso esperar para ver.
No imediato, potencia inovação. Para empresas como a nossa, fundamental.
Fui convidada a integrar a Rede em 2017.
A possibilidade de partilhar experiências, dificuldades, problemas, com outras mulheres empresárias tem-me ajudado a desenvolver competências, aperfeiçoar o pensamento estratégico e, em muitos casos, na tomada de decisões.
O facto de sermos mulheres e de várias áreas de negócio, que partilhamos experiências diferentes e temos problemas comuns, contribui para alargarmos o nosso leque de conhecimento e melhorar o desempenho das nossas empresas.
Para mim, os encontros da Rede são também um espaço e um momento de reflexão.
A ligação da Rede Mulher Líder a redes internacionais facilitadoras de negócio é também uma vantagem que ajuda empresas a crescer.
A minha participação na Rede Mulher Líder tem sido uma experiência muito positiva e, honestamente, indispensável.
As visitas de trabalho proporcionam uma partilha de experiências e ideias, ainda que em áreas totalmente divergentes daquelas que gerimos no nosso dia-a-dia.
Acredito que sejam um investimento imprescindível para o nosso crescimento pessoal como gestoras, assim como para a continuação do crescimento das nossas empresas.
O tempo despendido é claramente compensado pela inspiração que resulta da diversidade de ideias e do contacto.
Embora a minha entrada na Rede Mulher Lider do IAPMEI seja recente, já deu para sentir um conjunto de benefícios e sobretudo um grande orgulho de pertencer a um grupo organizado tão dinâmico e interessante de empresárias.
A partilha e troca de experiências e informações úteis do ponto de vista do negócio e de gestão têm sido fantásticas através de atividades grupadas com visitas, debates e workshops nas diferentes empresas da Rede, aumentando o nosso conhecimento. Tem sido muito enriquecedor e uma oportunidade de sair e ver “fora da caixa” a nossa própria realidade de outra perspetiva e nos ajudar a alargar horizontes ao conhecer realidades diferentes.
A Rede também tem proporcionado potenciar negócios entre as empresas aderentes, criando oportunidades de compras diretas e cross-selling.
Existe também o objetivo de proporcionar e ampliar projetos conjuntos e ligações a nível de internacionalização, podendo trazer vantagens e benefícios para a economia nacional. O fomento e a valorização dos negócios é um dos motes desta Rede que tem sido crescente e positivo.
Pertenço à Rede Mulher Líder desde 2017 e tem sido uma honra acompanhar o seu crescimento e afirmação junto do nosso tecido empresarial.
Poder partilhar conhecimento e negócios com as melhores gestoras nacionais é não só um privilégio, mas uma motivação diária.
Só temos que agradecer às colegas que estiveram na génese da RML, e ao IAPMEI, que tornaram este projeto possível.
Carla Carreira, Macolis * Carolina Breda, Bresimar * Mara Almeida, Ename * Marta Carvalho Araújo, Neonia (by Illusionarium), ex-Castelbel * Marta Casimiro, Meat Heritage * Sónia Calado, Grupo DRT * Rita Nabeiro, Adega Mayor * …
Gestão da Rede
A RML conquistou o estatuto de associação empresarial no dia 3 de julho de 2024,
após um percurso de 8 anos como projeto-piloto dinamizado pelo IAPMEI.
após um percurso de 8 anos como projeto-piloto dinamizado pelo IAPMEI.
Atualmente, integram os Órgãos Sociais da RML:
Purificação Tavares, Fundadora e Administradora da CGC Genetics, Grupo Unilabs | Amélia Santos, Fundadora e CEO da Innuos | Maria Isolina Mesquita, Fundadora e Vice-Presidente da Bluepharma | Mara Almeida, Fundadora e Administradora da Ename | Marta Carvalho Araújo, Fundadora e Administradora da Neonia (by Illusionarium) | Cláudia Novo, Administradora do Grupo Erofio | Lídia Tarré, Administradora da Gelpeixe | Filomena Frade, Administradora da Louritex | Ana Roque, Presidente da Porcel | Juliana Oliveira, Fundadora e CEO da Olimec | Sónia Calado, Fundadora e Administradora do Grupo DRT | Rosário Breda, Fundadora e Administradora da Bresimar | Carla Gonçalves Pereira, CEO da Sinase |
A RML continua a contar com a participação no projeto e o apoio institucional do IAPMEI:
Rita Seabra e Sara Carrasqueiro
São devidos agradecimentos aos membros de anteriores Comissões Dinamizadoras:
Fátima Castanheira, Fundadora e ex-CEO da Traducta | Marta Casimiro, Fundadora da Meat Heritage e ex-Administradora da Panidor|Panicongelados | Raquel Santos, CEO d’ A Metalúrgica Bakeware